Bill Gates quer escurecer o Sol: plano é fundamentado em teorias que supõe existência do aquecimento global
Bill Gates está financiando o desenvolvimento de uma tecnologia, criada por cientistas de Harvard, com a finalidade de escurecer o Sol, refletindo a luz solar para fora da atmosfera da Terra, segundo informações da revista americana Forbes. O objetivo alegado é diminuir a temperatura global da Terra.
O projeto de pesquisa pretende reduzir o brilho solar com um spray de carbonato de cálcio não-tóxico (CaCO3). Chamado de Stratospheric Controlled Perturbation Experiment (SCoPEx), o projeto vai lançar um balão com equipamentos científicos em junho deste ano (sem o aerosol estratosférico) para testar a comunicação dos objetos. Em seguida será lançada uma pequena quantidade de CaCO3 na atmosfera.
"Planejamos usar um balão de alta altitude para levar um pacote de instrumentos a aproximadamente 20km na atmosfera. Quando chegar lá, uma quantidade muito pequena do material será lançada para criar uma massa de ar de aproximadamente um quilômetro e 100 metros em diâmetro. Então usaremos o mesmo balão para medir as mudanças, incluindo as alterações na densidade do aerosol, química atmosférica e dispersão”, explicam os pesquisadores.
Comentários
Postar um comentário